27 de julho de 2009

Novidade



MoMa organiza retrospectiva sobre carreira de Tim Burton








Nova York, 10 jun (EFE).- Centenas de desenhos, roteiros, marionetes, maquetes e vestuários originais explorarão a extensa carreira do cineasta e escritor americano Tim Burton, em uma retrospectiva que será inaugurada no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 22 de novembro.


"Não há nenhum cineasta vivo que possua o sucesso e a reputação de Tim Burton e que tenha escondido tão bem do público seu trabalho completo", afirmou nesta quarta-feira o curador da exposição, Ron Magliozzi, em comunicado de imprensa.


"Ver tantos trabalhos antes inacessíveis e no contexto de um museu servirá para avivar uma apreciação renovada e fresca deste admirado artista", acrescentou.


A exposição, organizada em colaboração com Burton, explora a carreira deste artista desde os trabalhos que criou em sua infância e adolescência na Califórnia até as produções cinematográficas que o levaram ao sucesso.


"Os Fantasmas se Divertem" (1988), "Batman" (1989), "Edward Mãos de Tesoura" (1990), "O Estranho Mundo de Jack" (1993), "Planeta dos Macacos" (2001), "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" (2003) e "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" (2007) são alguns dos 14 filmes que o museu exibirá na retrospectiva.


"Burton se inspirou na cultura pop e reinventou a maneira de fazer cinema em Hollywood, ao transformar o gênero em uma expressão de sua visão pessoal, por isso que ganhou um público internacional e influenciou uma geração de jovens artistas do mundo do cinema, do vídeo e dos gráficos", explicaram os especialistas.


Mais de 700 objetos raramente ou nunca antes vistos refletirão os 27 anos de carreira do cineasta, com desenhos e esculturas criadas no surrealismo pop e material original produzido durante os filmes, como as cabeças dos extraterrestres de "Marte Ataca!" e os vestidos de época de "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (1999).


A mostra, que ficará aberta até 26 de abril de 2010, será apresentada em conjunto com uma série de projeções de filmes que inspiraram Burton, como "Frankenstein" ou "Nosferatu".

Nenhum comentário: