24 de abril de 2010

Tim Burton




1
– Como produtor ou diretor, Tim Burton fez algumas das animações mais bacanas de todos os tempos. “A Noiva Cadáver”, “O Estranho Mundo de Jack” e “James e o Pêssego Gigante” podem ser vistos por crianças, mas são tão sombrios e mostram mundos tão bizarros que encantam os adultos.

2
– Foi o responsável por transformar Johnny Depp em um grande ator. Até estrelar “Edward Mãos-de-Tesoura” em 1990, o ator era conhecido apenas pelo seriado “Anjos da Lei” e por ter feito um papel em “A Hora do Pesadelo”. Com o filme de Burton é que ele passou a ser respeitado.
3 – Burton é responsável por ter colocado sua mulher Helena Bonham Carter em papéis memoráveis, como em “Sweeney Todd” e “Peixe Grande”. Também foi ele quem transformou Danny Elfman em um dos mais famosos compositores de trilhas sonoras.
4 – Apesar de ser famoso por filmes escuros e bizarros, também sabe divertir. Não tem como negar que “A Grande Aventura de Pee-wee”, “Os Fantasmas se Divertem” e “Marte Ataca” são, acima de tudo, engraçados.
5 – Burton também é mestre em emocionar. Ou vai dizer que é possível assistir a “Peixe Grande e Suas Histórias” sem ter vontade de derramar uma lágrima? Porém, o mais interessante sobre o diretor é como ele consegue fazer com que o público crie empatia até mesmo com uma caveira (“A Noiva Cadáver”) ou uma aberração (“Edward Mãos-de-Tesoura”).
6 – O diretor também é responsável por deixar personagens clássicos mais sombrios e bacanas. O Willy Wonka de sua refilmagem de “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, por exemplo, é menos bonzinho e muito mais bizarro. O mesmo acontece com os personagens de “Alice no País das Maravilhas”.
7 – Assim como o escritor Neil Gaiman, Tim Burton sabe que as crianças não querem só historinhas bonitinhas. E ele faz isso não só em seus filmes, mas também no livro “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias”. Apesar de ser classificado como infantil, tem personagens como O Menino de Pregos nos Olhos.

Nenhum comentário: